Cá estamos nós de volta, fresquinhos e mais brincalhões após umas férias na praia.
Gostaríamos de vir aqui contar apenas histórias bonitas, mas nas nossas férias nem todas as coisas foram agradáveis. Sabem, estamos num país de falsos costumes e moralismos hipócritas. Um país em que muitos dos animais ditos racionais são mais irracionais que nós.
Pois bem, passemos aos factos. No primeiro dia de praia levantámos-nos cedo e após o pequeno almoço, no qual comemos pouco, pois estávamos a estranhar o ambiente, rumámos à praia. Como era a primeira vez que os nossos donos nos levaram à praia, foi escolhida uma praia de águas calmas e como tal fomos para a Lagoa de Santo André, onde a opção era o lado da lagoa.
Para chegar ao local que podemos frequentar na lagoa, ou seja, um espaço não concessionado, é necessário passar pela zona concessionada. Ora, mal tínhamos pisado esse espaço já uma "Tia peixeira"- chamo-lhe assim pois a dita pretendia ter uma postura e uma linguagem característica das tias - começou a armar peixeirada, reclamando em voz alta que era uma vergonha levarem os cães para a praia, que os mesmos fartam-se de fazer porcaria, ...
Nós e os meus donos seguimos, como se nada se passasse, e fomos para o nosso espaço, a cerca de 100 metros do fim da zona de concessão.
Portámo-nos civilizada e educadamente.
Como o nosso dono gosta de fotografia e simultaneamente não gosta de "tias peixeiras" ficou de olho, a observar o comportamento (in)civilizado da referida senhora e aproveitou para tirar algumas fotos da mesma. E sabem, não é que a racional, estando a 5 metros de um caixote do lixo, deitava tudo para a areia, as pontas de cigarros levavam o mesmo caminho ou iam directamente para a água, apesar de à entrada da praia e no nadador-salvador haver cinzeiros à disposição. Igualmente curioso foi ver a "tia" ir por duas vezes à água, naquela postura, com água pela cintura, e que dá para perceber perfeitamente que foi "verter águas". A Matilda ficou algo enojada, tendo inclusive dito ao Cohiba "que porcaria! eu fui ali atrás da duna fazer as minhas necessidades e apesar de as ter tapado com areia o dono ainda as foi apanhar e guardar num saco para levar para o lixo e aquela mulher faz aquilo num sítio em que andam outras pessoas ao banho!!!"
Ahhh!! É verdade, a titia quando se foi embora não recolheu nenhuma da porcaria que fez e lá foi embora, possivelmente fazendo peixeirada para outro lado.
Sabem, é devido a gente desta e a leis feitas por legisladores ignorantes, que quando chega a altura de férias muitos dos nossos amigos são abandonados pelos donos. Mas, em conversas sociais ou para os média são essa gentes e esses legisladores que criticam, talvez por bem parecer, aqueles que abandonam os desgraçados dos animais. Hipócritas!
Para pensar: Sabem que por exemplo na Alemanha, em Inglaterra, em França, na Itália e em todos os países nórdicos é admitida a entrada nos restaurantes e cafés a animais, desde que o comportamento seja controlado pelos donos. E, que inclusivé a primeira coisa que fazem assim que o animal entra no estabelecimento é dar-lhes uma tacinha com água e um biscoito.
Pois, mas isso são certamente países terceiro-mundistas e incivilizados.
Imagens de Irracionais VS alguns racionais nas nossas praias:
Em Resumo:
Nota: Todas as fotos (Excepto a última) foram tiradas na Lagoa de Santo André, Reserva Europeia Protegida, e Reserva de Interesse Internacional de Protecção de Aves.
Curiosidade: Restaurante Francês (Paris) para Bulldogues
http://www.youtube.com/watch?v=uGVSdqkhTmM&list=FLCmaqlkZEhOANv_RwizNphw&index=10&feature=plpp_video
Matilda & Cohiba
22 de Agosto de 2012